Wednesday, July 25, 2012

Os Gentios em Profecía: Glória Perdida ou Futuro Império?

por Dr. David Reagan
"Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos destes se completem" (Lucas 21:24)


Apesar que o foco das Escrituras são sobre o relacionamento de Deus para com o Seu Povo Escolhido, os judeus, o não judeu (conhecido na Bíblia como Gentios), não são ignorados - como mostra o verso citando palavras de Jesus acima 

A Bíblia ensina que Deus escolheu o povo judeu para servir como testemunhas da Sua glória (Isaías 41:10-12). Ele também escolheu-os para serem um canal das Suas benções ao mundo (Genesis 12:1-3).

Através dos judeus, o Senhor revelou a Sí memo e a Sua Lei. E pelos profetas judaicos, Ele apontou a Humanidade ao Messias sue viria (1 Pedro 1:10-12).



A Mudança do Foco

Deus não começou a usar os Gentios como um veículo dos Seus propósitos na história até que o Povo Escolhido d'Ele virou as costas para Ele e se entregaram a ídolos humanos. Neste ponto na história, Deus começou a agir por ambos os judeus e Gentios para cumprirem o Seu plano de redenção.

O primeiro passo d'Ele foi julgar os judeus por sua idolatria. Ele fez isso quando permitiu que fossem levados ao exilo pelos Babilônios.

Foi durante esse exilo (605-536 A.C.) que Deus revelou ao Seu profeta Daniel que Ele tinha um plano para usar as nações gentias para ajudar cumprir Seus propósitos na história.


Um Sonho Profético

Daniel foi um dos judeus exilados. Ele chegou à atenção dos líderes babilônios por meio da sua habilidade de interpretar sonhos. Ele foi escolhido para interpretar um sonho perturbante que Deus deu ao rei babilônico, Nabucodonozor.

O rei viu uma estátua enorme de um homem no seu sonho. A estátua era composta de uma sucessão de de metais. Tinha uma cabeça de ouro, um peito de prata, coxas de bronze, e pernas de ferro. Ela estava numa base precária - pés de ferro misturado com barro.
Enquanto Nabucodonozor olhava à estátua, admirando sua beleza, os pés foram repentinamente atingidos por uma rocha supernatural ("uma pedra cortada sem auxílio de mãos"). A estátua caiu, e a rocha cresceu ligeiramente em uma montanha que cobriu o mundo inteiro (Daniel 2:31-35).
Daniel explicou que o sonho tinha a ver com o futuro e estendia até os "últimos dias" (Daniel 2:28). Ele notou que a cabeça dourada representava o império babilônico. Seria sucedido por outro império representado pelo peito prateado, e chegaria a queda por outro império simbolizado pelas coxas de bronze. O quarto império na série seria representado pelas pernas de ferro (Daniel 2:36-40).
Mais adiante, Deus revelou a Daniel que o império que sucederia a Babilônia seria o Medo-Persa que seria conquistado pelos gregos sob a liderança de Alexandre o Grande (Daniel 8:1-820-21). O império simbolizado pelas pernas de ferro nunca foi especificamente identificado, mas sabemos pela história que foi o império Romano que eventualmente foi dividido entre duas partes, os Impérios Oriental e Ocidental.


Um Intervalo Profético

A profecia evidentemente contém um intervalo porque não tem nada na história que corresponde ao império representado pelos pés de ferro misturado com barro.
Em subseqüentes sonhos e visões, o Senhor revelou para Daniel que esse reino de ferro misturado com barro seria uma confederação informal de dez nações (Daniel 7:24). Essa confederação seria formada do território do império de ferro - o império romano (Daniel 7:7-8). Daniel também foi mostrado que essa confederação reavivada européia serviria como a base para a construção do último grande império gentio do mundo - ou seja, o império do Anticristo (Daniel 7:824-268:19-27).
Mais prova de um intervalo de tempo se acha no fato que a história não mostra uma confederação européia de dez nações crescendo a ser um império mundial e sendo repentinamente destruído por intervenção supernatural de Deus. Tão pouco um reino de Deus já conquistou o mundo inteiro, submetendo as nações ao domínio do Messias (Daniel 2:41-457:13-1427).


Uma Visão Profetica

Quarenta e oito anos depois do sonho de Nabucodonozor, o Senhor deu a Daniel uma visão da mesma sucessão dos impérios gentios. Porém, em vez de uma estátua gloriosa de um homem, Daniel viu uma série de animais selvagens e devoradores uns dos outros.
O primeiro animal, representando a Babilônia, foi um leão que tinha asas como uma águia. O segundo, um símbolo da Medo-Persa, foi um urso levantado de um lado. O próximo foi um leopardo com asas como um pássaro, representando a conquista ligeira do Alexandre o Grande que construiu o império grego. O quarto animal foi "terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha grandes dentes de ferro" (Daniel 7:7). Os dentes de ferro do animal estão ligados às pernas de ferro da estátua do Nabucodonozor, então significa o império romano. 
Enquanto Daniel estava observando o quarto animal, um "pequeno chifre" representando o Anticristo cresceu do meio da cabeça do animal. Ele subjugou três dos outros chifres e logo atacou os outros chifres. Logo depois ele "devorará toda a terra" (Daniel 7:23-25). Após três anos e meio, ele seria julgado e "o desfazer até o fim" (Daniel 7:26).
É obviou que os pés e dez dedos dos pés da estátua de Nabucodonozor correspondem aos dez chifres da visão de Daniel. Ambos representam uma aliança de dez reinos, os quais serviram como a base de onde o Anticristo conquistará o mundo.
Porque duas apresentações da mesma sucessão de impérios? O sonho de Nabucodonozor apresenta a profecia da perspectiva do homem, vendo os impérios como lindos e gloriosos. A visão de Daniel vê os reinos da perspectiva de Deus - como uma sucessão de animais selvagens que são cruéis e brutais.
Em ambas visões, o império gentio do Anticristo é repentinamente e de maneira supernatural destruído, acabando com o que Jesus referiu-Se como "os tempos dos gentios" (Lucas 21:24).

Uma Expectativa Profética
O "tempo dos gentios começou com Nabucodonozor. E continua até hoje, e não terminará até a Segunda Vinda de Jesus.
A glória bruta dos impérios gentios foram suspendida temporariamente quando o império romano foi dividido e depois caiu. Quando isso aconteceu, a comunidade internacional foi reorganizada em estados nacionais.
Desde esse tempo já houveram muitas tentativas a reconstruir um grande império mundial gentio, os três mais notáveis sendo o império Santo romano (a primeira Reich), o império francês de Napoleão, e o Terceiro Reich de Hitler. Porém, todos esses falharam.
Mas a glória não está só no passado. O maior império gentio ainda está no futuro. Será o império do Anticristo.
Por isso ouvimos falar da "Nova Ordem Mundial". Satanás está acumulando um novo império gentio mundial. O seu núcleo está sendo providenciado pela reunificação da Europa.
Logo, surgirá um personagem dinâmico e carismático na Europa que parecerá possuir as soluções para para todos os problemas do mundo. A Europa se unirá atrás dele, e ele então iniciará a nova ordem mundial, usando tanto decepções e força (Daniel 11:36-45 e Apocalipse 6:1-6).
O último império gentio unirá o mundo politicamente, socialmente, economicamente e espiritualmente. Todas as nações serão incluidas (Apocalipse 13:7). O Anticristo será ajudado por um Profeta Falso quem unirá as religiões do mundo em uma amálgama e apóstata super igreja que louvará o Anticristo (Apocalipse 13:11-18).
Ao final dos sete anos de tribulação inigualável na terra, Deus derramará Sua ira sob esse último império gentio. A destruição devastadora por fogo se cumprirá em uma hora (Apocalipse 18).
É então que Jesus voltará para estabelecer outra nova ordem mundial - a perfeita ordem mundial. Ele reinará do Monte Sião em Jerusalém com uma vara de ferro, e o mundo será inundado de paz, retidão e justiça como as águas cobrem o mar (Isaías 11:9 e Habacuque 2:14).

Urgência Profética

O "tempo dos gentios" está rapidamente terminando. Jesus disse que os últimos dias desse período seriam sinalizados pela libertação de Jerusalém do governo gentio (Lucas 21:24). Esse acontecimento glorioso aconteceu no dia 7 de juno de 1967 quando os judeus reconquistaram a cidade de Jerusalém pela primeira vez em 1.897 anos.
A Igreja pode não ter entendido o significado desse acontecimento, mas os judeus ortodoxos certamente entenderam. Rabino Shlomo Goren, o Rabino principal do exército israelita em 1967, apresou-se ào Muro das Lamentações, soprou o shofar, e proclamou solenemente o "começo da era Messianica!".
Os judeus ortodoxos conhecem as profecias do Antigo Testamento, e essas profecias dizem que os judeus estarão de volta na terra de Israel e na cidade de Jerusalém quando o Messias chegar (Ezekiel 37 e Zacarias 12).

Uma Advertência
Não seja enganado por todo o papo sobre uma "Nova Ordem Mundial". É só a velha ordem mundial revestida.
Satanás está organizando um último império gentio mundial em seu atentado fútil de frustrar o plano de Deus. A maioria do mundo será enganado e acreditará que essa "Nova Ordem Mundial" produzirá uma utopia na terra. Ao invés, criará um verdadeiro inferno.
A "Nova Ordem Mundial" está condenado a falha, pois será baseado na sabedoria do Homem. Ore para a vinda da perfeita ordem mundial que Jesus estabelecerá quando Ele voltar. Essa será fundada na Palavra de Deus.

1 comment:

  1. Entrei nesse blog ontem, e já me apaixonei pelos textos, que Deus continue vos abençoando, eu estarei sempre aqui, compartilhando esses textos maravilhosos!
    E crescendo na graça e no conhecimento! Baseado em 2 Pedro 3:18

    ReplyDelete