Wednesday, July 25, 2012

Os Gentios em Profecía: Glória Perdida ou Futuro Império?

por Dr. David Reagan
"Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos destes se completem" (Lucas 21:24)


Apesar que o foco das Escrituras são sobre o relacionamento de Deus para com o Seu Povo Escolhido, os judeus, o não judeu (conhecido na Bíblia como Gentios), não são ignorados - como mostra o verso citando palavras de Jesus acima 

A Bíblia ensina que Deus escolheu o povo judeu para servir como testemunhas da Sua glória (Isaías 41:10-12). Ele também escolheu-os para serem um canal das Suas benções ao mundo (Genesis 12:1-3).

Através dos judeus, o Senhor revelou a Sí memo e a Sua Lei. E pelos profetas judaicos, Ele apontou a Humanidade ao Messias sue viria (1 Pedro 1:10-12).



A Mudança do Foco

Deus não começou a usar os Gentios como um veículo dos Seus propósitos na história até que o Povo Escolhido d'Ele virou as costas para Ele e se entregaram a ídolos humanos. Neste ponto na história, Deus começou a agir por ambos os judeus e Gentios para cumprirem o Seu plano de redenção.

O primeiro passo d'Ele foi julgar os judeus por sua idolatria. Ele fez isso quando permitiu que fossem levados ao exilo pelos Babilônios.

Foi durante esse exilo (605-536 A.C.) que Deus revelou ao Seu profeta Daniel que Ele tinha um plano para usar as nações gentias para ajudar cumprir Seus propósitos na história.


Um Sonho Profético

Daniel foi um dos judeus exilados. Ele chegou à atenção dos líderes babilônios por meio da sua habilidade de interpretar sonhos. Ele foi escolhido para interpretar um sonho perturbante que Deus deu ao rei babilônico, Nabucodonozor.

O rei viu uma estátua enorme de um homem no seu sonho. A estátua era composta de uma sucessão de de metais. Tinha uma cabeça de ouro, um peito de prata, coxas de bronze, e pernas de ferro. Ela estava numa base precária - pés de ferro misturado com barro.
Enquanto Nabucodonozor olhava à estátua, admirando sua beleza, os pés foram repentinamente atingidos por uma rocha supernatural ("uma pedra cortada sem auxílio de mãos"). A estátua caiu, e a rocha cresceu ligeiramente em uma montanha que cobriu o mundo inteiro (Daniel 2:31-35).
Daniel explicou que o sonho tinha a ver com o futuro e estendia até os "últimos dias" (Daniel 2:28). Ele notou que a cabeça dourada representava o império babilônico. Seria sucedido por outro império representado pelo peito prateado, e chegaria a queda por outro império simbolizado pelas coxas de bronze. O quarto império na série seria representado pelas pernas de ferro (Daniel 2:36-40).
Mais adiante, Deus revelou a Daniel que o império que sucederia a Babilônia seria o Medo-Persa que seria conquistado pelos gregos sob a liderança de Alexandre o Grande (Daniel 8:1-820-21). O império simbolizado pelas pernas de ferro nunca foi especificamente identificado, mas sabemos pela história que foi o império Romano que eventualmente foi dividido entre duas partes, os Impérios Oriental e Ocidental.


Um Intervalo Profético

A profecia evidentemente contém um intervalo porque não tem nada na história que corresponde ao império representado pelos pés de ferro misturado com barro.
Em subseqüentes sonhos e visões, o Senhor revelou para Daniel que esse reino de ferro misturado com barro seria uma confederação informal de dez nações (Daniel 7:24). Essa confederação seria formada do território do império de ferro - o império romano (Daniel 7:7-8). Daniel também foi mostrado que essa confederação reavivada européia serviria como a base para a construção do último grande império gentio do mundo - ou seja, o império do Anticristo (Daniel 7:824-268:19-27).
Mais prova de um intervalo de tempo se acha no fato que a história não mostra uma confederação européia de dez nações crescendo a ser um império mundial e sendo repentinamente destruído por intervenção supernatural de Deus. Tão pouco um reino de Deus já conquistou o mundo inteiro, submetendo as nações ao domínio do Messias (Daniel 2:41-457:13-1427).


Uma Visão Profetica

Quarenta e oito anos depois do sonho de Nabucodonozor, o Senhor deu a Daniel uma visão da mesma sucessão dos impérios gentios. Porém, em vez de uma estátua gloriosa de um homem, Daniel viu uma série de animais selvagens e devoradores uns dos outros.
O primeiro animal, representando a Babilônia, foi um leão que tinha asas como uma águia. O segundo, um símbolo da Medo-Persa, foi um urso levantado de um lado. O próximo foi um leopardo com asas como um pássaro, representando a conquista ligeira do Alexandre o Grande que construiu o império grego. O quarto animal foi "terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha grandes dentes de ferro" (Daniel 7:7). Os dentes de ferro do animal estão ligados às pernas de ferro da estátua do Nabucodonozor, então significa o império romano. 
Enquanto Daniel estava observando o quarto animal, um "pequeno chifre" representando o Anticristo cresceu do meio da cabeça do animal. Ele subjugou três dos outros chifres e logo atacou os outros chifres. Logo depois ele "devorará toda a terra" (Daniel 7:23-25). Após três anos e meio, ele seria julgado e "o desfazer até o fim" (Daniel 7:26).
É obviou que os pés e dez dedos dos pés da estátua de Nabucodonozor correspondem aos dez chifres da visão de Daniel. Ambos representam uma aliança de dez reinos, os quais serviram como a base de onde o Anticristo conquistará o mundo.
Porque duas apresentações da mesma sucessão de impérios? O sonho de Nabucodonozor apresenta a profecia da perspectiva do homem, vendo os impérios como lindos e gloriosos. A visão de Daniel vê os reinos da perspectiva de Deus - como uma sucessão de animais selvagens que são cruéis e brutais.
Em ambas visões, o império gentio do Anticristo é repentinamente e de maneira supernatural destruído, acabando com o que Jesus referiu-Se como "os tempos dos gentios" (Lucas 21:24).

Uma Expectativa Profética
O "tempo dos gentios começou com Nabucodonozor. E continua até hoje, e não terminará até a Segunda Vinda de Jesus.
A glória bruta dos impérios gentios foram suspendida temporariamente quando o império romano foi dividido e depois caiu. Quando isso aconteceu, a comunidade internacional foi reorganizada em estados nacionais.
Desde esse tempo já houveram muitas tentativas a reconstruir um grande império mundial gentio, os três mais notáveis sendo o império Santo romano (a primeira Reich), o império francês de Napoleão, e o Terceiro Reich de Hitler. Porém, todos esses falharam.
Mas a glória não está só no passado. O maior império gentio ainda está no futuro. Será o império do Anticristo.
Por isso ouvimos falar da "Nova Ordem Mundial". Satanás está acumulando um novo império gentio mundial. O seu núcleo está sendo providenciado pela reunificação da Europa.
Logo, surgirá um personagem dinâmico e carismático na Europa que parecerá possuir as soluções para para todos os problemas do mundo. A Europa se unirá atrás dele, e ele então iniciará a nova ordem mundial, usando tanto decepções e força (Daniel 11:36-45 e Apocalipse 6:1-6).
O último império gentio unirá o mundo politicamente, socialmente, economicamente e espiritualmente. Todas as nações serão incluidas (Apocalipse 13:7). O Anticristo será ajudado por um Profeta Falso quem unirá as religiões do mundo em uma amálgama e apóstata super igreja que louvará o Anticristo (Apocalipse 13:11-18).
Ao final dos sete anos de tribulação inigualável na terra, Deus derramará Sua ira sob esse último império gentio. A destruição devastadora por fogo se cumprirá em uma hora (Apocalipse 18).
É então que Jesus voltará para estabelecer outra nova ordem mundial - a perfeita ordem mundial. Ele reinará do Monte Sião em Jerusalém com uma vara de ferro, e o mundo será inundado de paz, retidão e justiça como as águas cobrem o mar (Isaías 11:9 e Habacuque 2:14).

Urgência Profética

O "tempo dos gentios" está rapidamente terminando. Jesus disse que os últimos dias desse período seriam sinalizados pela libertação de Jerusalém do governo gentio (Lucas 21:24). Esse acontecimento glorioso aconteceu no dia 7 de juno de 1967 quando os judeus reconquistaram a cidade de Jerusalém pela primeira vez em 1.897 anos.
A Igreja pode não ter entendido o significado desse acontecimento, mas os judeus ortodoxos certamente entenderam. Rabino Shlomo Goren, o Rabino principal do exército israelita em 1967, apresou-se ào Muro das Lamentações, soprou o shofar, e proclamou solenemente o "começo da era Messianica!".
Os judeus ortodoxos conhecem as profecias do Antigo Testamento, e essas profecias dizem que os judeus estarão de volta na terra de Israel e na cidade de Jerusalém quando o Messias chegar (Ezekiel 37 e Zacarias 12).

Uma Advertência
Não seja enganado por todo o papo sobre uma "Nova Ordem Mundial". É só a velha ordem mundial revestida.
Satanás está organizando um último império gentio mundial em seu atentado fútil de frustrar o plano de Deus. A maioria do mundo será enganado e acreditará que essa "Nova Ordem Mundial" produzirá uma utopia na terra. Ao invés, criará um verdadeiro inferno.
A "Nova Ordem Mundial" está condenado a falha, pois será baseado na sabedoria do Homem. Ore para a vinda da perfeita ordem mundial que Jesus estabelecerá quando Ele voltar. Essa será fundada na Palavra de Deus.

Monday, July 16, 2012

Jesus Voltou. Agora o Que? Mais detalhes sobre a vida durante a Tribulação.

Jesus Voltou. Agora o Que?
Mais detalhes sobre a vida durante a Tribulação.
por Nathan E. Jones

Se você está lendo isso porque milhões de pessoas derrepente e misteriosamente desapareceram, então você está procurando respostas sobre o que aconteceu, porque aconteceu, e o que acontecerá em breve.

O que Aconteceu 

Primeiro, quanto ao que aconteceu - Jesus Cristo, o Filho de Deus, voltou.

Durante 2000 anos a Bíblia tem proclamado ao mundo que Jesus voltaria. Jesus disse em João 14:3, "Virei outra vez".

Porque Jesus voltou, milhões de pessoas que tinham fé e confiança em Jesus como seu Salvador, tendo aceito a oferta grátis da salvação que Ele deu, desapareceram num evento chamado o Arrebatamento.

Você pode estar pensando que ha algo misterioso no repentino desaparecimento de milhões de pessoas, mas a Bíblia já explicou esse tal mistério. Jesus disse que quando Ele voltasse, Ele voltaria pelos salvos. Ele disse, "vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também" (João 14:1-4). O Apóstolo Paulo o disse assim: "Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta" (1 Coríntios 15:51-52).

O Arrebatamento levou os de nós que aceitamos Jesus como Salvador, tanto os vivos quanto os que já haviam morrido desde ressurreição de Jesuso. Ambos grupos - crentes vivos e ressuscitados - foram arrebatados para estar com Ele no ar (1 Tessalonicenses 4:13-18).

Isso tudo aconteceu muito rapidamente, como um relampago. Jesus foi tão rápido como Ele veio, levando os que haviam aceitados a Ele e Sua salvação, e deixando para trás os que haviam rejeitado a Ele. E você, tristemente, foi deixado para trás.

Bem, talvez você tem um conhecido que desapareceu - uma esposa, esposo, filho, amigo - e está querendo entender o que aconteceu com eles. Naquele relâmpago, como os que haviam aceitos a Jesus como Salvador eles foram arrebatados para encontrar com Jesus nas nuvens, eles trocaram seus corpos terrestres por corpos que são perfeitos, incorruptíveis e imortais (1 Coríntios 15:42-44, 50-55).

Eles estão agora sentados com Jesus no Céu num grande banquete chamado a "Ceia das Bodas do Cordeiro" (Apocalipse 19). Eles viverão cheios de contentamento e não terão tristeza. Eles estarão com o seu Rei e viverão em amor eternamente. Eles estão bem cuidados, e você não tem que preocupar-se com eles.

Porque Isso Aconteceu 

Mas, é o porque dos desaparecimentos que é dever ter ansiedade. Pois os crentes em Jesus foram levados desse mundo para salva-los da grande ira que agora chegou ao planeta (Romanos 5:9, 1 Tessalonicenses 1:10; 5:9).

A volta de Jesus por todos os verdadeiros crentes foi só um prólogo à Sua segunda vinda final. A segunda fase da volta de Jesus será para estabelecer seu Reino na terra. O Reino de Jesus é o porque que tudo isso está acontecendo.

Entenda, chegamos ao final de uma época e logo começará a época do glorioso reino de Jesus aqui mesmo, na terra. Mas primeiro, Deus tem que lidar com rebelião - pecado - antes do início do Seu Reino. Deus usará esse período intermediário em que você agora vive para derramar Sua ira sobre a humanidade por sua contínua recusa em aceitar a Senhoria d'Ele. O tempo em que você está vivendo chama-se a Tribulação.

O Que É O que é a Tribulação? 

O terror inigualável da Tribulação está detalhado nas Escrituras hebraicas tanto quanto no Novo Testamento. Isaías escreveu que será um dia da "presença espantosa do Senhor" quando a "altivez do homem será humilhada" (Isaías 2:10, 17, 19). Sofonias proclamou que será um "dia de indignação", "dia de tribulação e de angústia", e "dia de alvoroço e de assolação". Homens andarão como os cegos e "o seu sangue se derramará como pó" (Sofonias 1:15, 17).

Esse triste cenário está ecoado no Novo Testamento. Jesus disse que seria um tempo de tribulação "como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá". Em fato, Jesus disse que será tão terrível que se não terminasse ao final de sete anos, resultaria na destruição de toda vida (Mateus 24:21-22).

João, o Apóstolo diz que o caos será tão grande que os líderes do mundo se esconderão nas cavernas e dirão às montanhas que caiam sobre eles (Apocalipse 6:15-16).

Porque haverá tanta matança? Como é que um Deus de graça, misericórdia e amor permita tanto terror e derramamento de sangue?

Uma das razões é para satisfazer a justiça de Deus. Sim, Deus é caracterizado por graça, misericórdia e amor. Deus é um Deus de amor. Jesus o diz em João 3:16, "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

Mas, Deus também é um Deus de justiça. A Bíblia também diz em João 3:36, "Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.". É a própria natureza de Deus amar, mas também em amor fazer com que a justiça prevaleça sobre a maldade.

O Que Vem Depois

Então, o que acontece depois? Para começar, o povo tentará explicar o arrebatamento com todo tipo de teoria estranha, como possivelmente o Aquecimento Global ou OVNs. Supostos líderes "Cristãos" dirão que a Igreja ainda está no mundo porque eles não desapareceram.

Jesus disse em Mateus 24:24 que eles não devem ser acreditados, pois os tempos serão repletos de falsos mestres religiosos. O maior desses falsos mestres a Bíblia chama do Profeta Falso, e ele aparentemente parecerá poder fazer milagres e promoverá uma religião e um líder global (Apocalipse 13:11).

Durante todo o caos do Arrebatamento, a Bíblia ensina que o mundo correrá para um líder dinâmico para trazer ordem e paz (Apocalipse 6:1-2). Ele sucederá fazer o que nenhuma outra pessoa conseguiu em estabelecer a aliança de paz com Israel (Daniel 9:27). Essa aliança marcará o começo oficial dos 7 anos da Tribulação.

Mas, o líder mundial, conhecido como o Anticrito para os crentes em, não será nada de pacífico. Ele levará o planeta à guerra nuclear, resultando em grave falta de comida, pestes e grande multidão de morte. Violência, doença e morte por falta de alimentação será comum. Um quarto da população do mundo--quase 2 bilhões de pessoas -- morrerão nesta guerra (Apocalipse 6).

Em Jerusalem, 2 homens aparecerão e pregarão durante 3 anos e meio que Jesus é o Messias que os judeus esperavam (Apocalipse 11:3). 144,000 judeus reconhecerão a Jesus como o Messias e também pregarão sobre Ele por todo o mundo. Milhões aceitarão Jesus como Salvador -- espero que você será um deles. Mas, muitos dos milhões de crentes serão mortos pelo Anticristo por falta de lealdade a ele, por falta de receberem a marca na mão direita ou testa. A perseguição de crentes em Jesus será terrível durante a Tribulação (Daniel 7:22; Apocalipse 7).

Logo, o maior terremoto na história do mundo devastará o planeta (Apocalipse 6:12-14). Algo cairá do céu e queimará um terço da vegetação do mundo. Uma segunda coisa cairá do espaço, provavelmente um meteoro, no oceano e destruirá um terço de toda a vida marinha e navios. Um terceiro objeto cairá do céu e contaminará abastecimento de água do mundo, envenenando milhões (Apocalipse 8:7-11).

A destruição à atmosfera obstruirá a maioria do sol e lua fazendo os dias parecerem encurtados (Apocalipse 8:12).

Logo, algumas "ais" que aconteceram à humanidade. Primeiro, o lugar aonde os montes de demônios estão presos será aberto e milhões de demônios semelhantes a gafanhotos são derramados sobre a terra e picam aos homens como escorpiões. A dor durará 5 meses. Segundo, 200 milhões de cavaleiros em criaturas semelhantes a cavalos irão queimar e empalar, acabando com um terço dos restantes da humanidade (Apocalipse 9:1-19).

Três anos e meios depois do começo da Tribulação verão os 2 homens testemunhando em Jerusalém mortos, mas 3 1/2 dias depois ressuscitarão (Apocalipse 11:7-12). Também será quando o Anticristo supostamente será morto e parecer a viver novamente (Apocalipse 13:3).

E isso tudo é só a primeira metade da Tribulação. A segunda metade será muito pior do que a primeira (Apocalipse 16).

Os que tomam a marca de lealdade ao Anticristo na mão ou testa sofreram de bolhas dolorosas. Os que não tomam o sinal serão incapazes de comprar ou vender e serão perseguidos, mas a Bíblia da a segurança (Apocalipse 20:4-6) que os que aceitam o sinal tomam uma decisão que durará para sempre - condenação eterna - então não aceite o sinal!

Os oceanos e tudo neles serão totalmente destruídos, junto com toda a água fresca. O calor do sol será escaldante. O reino do Anticristo sofrerá total escuridão.

Acontecerá um terremoto até maior do que aconteceu 7 anos antes, que achatará o mundo e uma saraivada (pedras de gelo) de aproximadamente 45 kilos esmagará os habitantes.

O rio Eufrates no Iraque secará e um grande exército do Oriente atravessará-o e entrará no Vale de Armageddon em Israel para combater o exército do Anticristo. Isso é o que o Livro de Apocalipse chama a batalha de Armageddon.

Este será o momento em que Jesus voltará em toda glória com os que desapareceram no Arrebatamento. Jesus simplesmente ao falar destruirá os exércitos em Armageddon. Jesus lançará o Anticristo e o Profeta Falso no Inferno, e Satanás dentro do abismo. Jesus será vitorioso e todos os que continuaram a fazer rebelião serão mortos - todos (Apocalipse 19:11- 21; 20:1-3). Essa é a Tribulação - a ira de Deus.

O Que Você Pode Fazer 

Agora você pode estar perguntando "Deus, porque não nos disse tudo isso antes do Arrebatamento para que pudéssemos preparar-nos." Bem, Ele sim o fez. A Bíblia claramente ensina que Deus nunca derrama Sua ira sem aviso pois Ele é um Deus justo e amante que não quer que nenhum pereça. Por isso é que Deus providenciou a Bíblia, a Boa Notícia de Jesus espalhada pelo planeta, e todos os sinais alertando-nos ao fato que estamos vivendo na beira da Tribulação e que a volta iminente de Jesus Cristo. Deus deu o mundo toda chance possível durante 2000 anos para se arrependerem da sua rebelião e voltarem a Ele.

Mas, todavia não é muito tarde para você estar com Jesus a não ser que você já aceitou o sinal do Anticristo. Entenda, essa história tem um final feliz. A volta de Jesus ao final da Tribulação quer dizer muita alegria para os que O amam. Jesus limpará o mundo da maldade e dos danos da Sua ira e restaurará o planeta à sua condição pura. Jesus reinará de Jerusalém sobre todos os que durante toda a história humana botaram sua fé e confiança nEle (Apocalipse 20:4-6, 9).

Você pode ser um desses. Seja que você morra durante a Tribulação ou não, o importante é aonde você passa a eternidade. Todos os que não aceitam a Jesus durante a Tribulação irão para o Inferno por causa de sua rebelião. Qualquer um que aceita Jesus como Salvador, apesar que seus corpos humanos morram durante a Tribulação, então viverão para sempre em corpos glorificados com Jesus em Sue amor e glória.

Lembre a promessa de Jesus em João 3:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Reze agora e peça perdão por seus pecados, e peça a Jesus que seja o Salvador e Senhor da sua vida. Não tarde!

Durante o pouco tempo que você tem nessa vida, obtenha uma Bíblia ou baixe uma de Bible.org, para que saiba a vontade de Deus para sua vida. Baixe-a hoje mesmo e tudo o que possa encontrar no nosso website lamblion.com ou outros como raptureready.com para que você possa saber mais sobre Jesus e o que esta reservado para você durante a Tribulação e a volta gloriosa de Jesus. Encontre-se logo com outros que já aceitaram a Cristo como Salvador e para louvarem-o juntos.

Se você já aceitou a Jesus como seu Salvador, nós estaremos esperando por você do outro lado dessa história. Que Deus o abençõe e o guarde. Maranatha!

"O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia; e conhece os que nele confiam." (Naum 1:7)

Fonte - Original em inglês Lamb & Lion Ministries - Nathan Jones: Jesus Came. What's Next?

Monday, July 9, 2012

Jesus Voltará Em Breve

Muitos acreditam que nada podemos saber sobre a volta do Senhor porque Jesus disse que Ele voltaria como o "ladrão de noite" (Mateus 24:42-44).

Mas Paulo diz claramente em 1 Tessalonicenses 5:1-6 que as palavras de Jesus não se aplicam aos crentes: "Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia, como ladrão, vos surpreenda;..." Ele então explica o porque: "porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas; não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios.". Paulo refere-se, é claro, à luz do Espírito Santo que reside dentro de todos os verdadeiros crentes e que pode ensinar- nos pelo estudo das Escrituras com o propósito de reconhecer as estações da volta do Senhor (1 João 2:27).

A Atitude de Deus
Aliás, Deus está obrigado pelo Seu caráter a prevenir o mundo da volta iminente do Seu Filho. A razão é que Jesus voltará com muita ira para "julgar a pelejar com justiça" (Apocalipse 19:11), e Deus nunca derrama Sua ira sem advertência.

Deus não quer que nenhum pereça, mas que todos chegam ao arrependimento (2 Pedro 3:9). Então, Deus sempre avisa antes que Ele executa Sua ira. Ele avisou o mundo por Noé durante 120 anos. Ele avisou Sodoma e Gomorra por meio de Abraão. Ele enviou a Jonas para avisar a cidade pagã de Nínive, e Ele enviou Naum à mesma cidade 150 anos depois.

Igualmente, Deus está avisando o mundo hoje que Seu Filho está para voltar. Ele está chamando o mundo ao arrependimento. A mensagem da hora aos incrédulos pode ser resumida nessas palavras: "Fuja da ira que está a chegar fugindo aos braços amorosos de Jesus agora." Jesus veio a primeira vez como expressão do amor de Deus; Ele veio para morrer pelos pecados da Humanidade. Mas quando Ele voltar, Ele virá com vingança para derramar a ira do Senhor naqueles que ao rejeitado o amor e graça de Deus.

A breve volta de Jesus também traz com ela a mensagem aos crentes. Cristãos mornos e Cristãos carnais estão sido chamados a cometer suas vidas à santidade: "A noite é passada, e o dia é chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências." (Romanos 13:12-14) 

A Maneira em Que Deus Avisa
Deus está alertando os crentes da breve volta do Seu Filho pelo que é chamado os "sinais dos tempos". Essas são profecias sobre eventos mundiais que somos chamados a vigiar, profecias que irão identificar as estações da volta do Senhor.

A Bíblia está repleta desses sinais. Existem umas 500 profecias no Antigo Testamento que lidão com a Segunda Vinda do Messias. No Novo Testamento, um de cada 25 versos lida com a volta de Jesus.

De fato, existem tantos sinais que é difícil entender todos. A melhor maneira que eu sei de fazer isso é organiza-lo em categorias:

1) Sinais da Natureza - Devemos vigiar os terremotos, fome, pestilencias, e sinais nos céus (veja Mateus 24:7 e Lucas 21:11.

Essa é a categoria mais desprezada dos sinais por várias razões. Primeiramente, muitos simplesmente as despedem dizendo, "Sempre houveram calamidades naturais, então o que há de novo?" Note que Jesus diz que esses sinais serão como "dores de parto" (Mateus 24:8) - quer dizer, elas aumentarão em freqüência e intensidade quando o tempo está chegando para a Sua volta. Em outras palavras, haverão terremotos mais fortes e com mais freqüência. Isso é exatamente o que está acontecendo hoje.

Outra razão que esses sinais são pouco respeitados é porque a maioria dos Cristão são tão racionalísticos que eles não acreditam na verdade do supernatural, e eles porém têm dificuldade em acreditar que Deus fala ao mundo pelos sinais da natureza. Mas, a Bíblia ensina esse principio do começo ao fim.

Deus enfrentou o pecado do mundo por um dilúvio imenso nos dias de Noé (Gênesis 6). Ele chamou a nação de Judá ao arrependimento por meio de uma invasão terrível de gafanhoto (Joel 1). Da mesma maneira, Ele chamou a nação de Israel ao arrependimento por meio de secura, crestamento, ferrugem, gafanhotos, fome e pestilência (Amós 4:6-10). O profeta Ageu apontou a uma seca como evidencia que Deus estava chamando o povo à concertar as suas prioridades. (Ageu 1:10-11).

O Novo Testamento começa com uma luz especial nos céus apontando ao nascimento do Messias (Mateus 2:2). No dia em que Jesus foi crucificado, houveram três horas de escuridão e um terremoto (Mateus 27:45-51). E quando Jesus voltar, a terra sentirá o maior terremoto na história do mundo durante o qual toda montanha será jogada abaixo, todo vale será levantado, e toda ilha desaparecerá (Apocalipse 16:17-21).

Deus sempre há falado pelo meio dos sinais da natureza, e Ele continua a fazê-lo hoje. Deveríamos botar muita atenção a eles.

2) Sinais da Sociedade - Jesus falou que a sociedade será cada vez mais contra a lei e imoral o quanto mais perto do tempo da Sua regressa. Em fato, Ele disse que seriam tão ímpios como nos dias de Noé (Mateus 24:12, 37-39). Paulo mostra uma sociedade perturbante em 2 Timóteo 3:1-5. Ele diz que será caracterizado por três amores - o amor de si (Humanismo), o amor ao dinheiro (Materialismo), e o amor do prazer (Hedonismo). Ele então mostra que o pagamento por esse estilo de vida carnal será o que os filósofos chamam de Niilismo - quer dizer, uma sociedade no lamaçal do desespero. As mentes dos homens tornarão-se depravadas (Romanos 1:28), e o povo chamará o mal de bem e o bem de mal (Isaías 5:20).

Estamos vendo essas profecias realizadas hoje ao vermos a nossa sociedade rejeitar sua herança Cristã e descender à um poço diabólico de iniqüidade, imoralidade e desespero. Pior ainda, estamos exportando o nosso niilismo ao mundo inteiro pelo meio de nossos filmes e programas de televisão imorais e violentos.

3) Sinais Espirituais - Existem ambos sinais espirituais positivos e negativos aos quais deveríamos estar atentos. Os negativos incluem o aparecimento de cristos falsos e seus rituais (Mateus 24:5, 11, 24), a apostasia dos que professam ser da igreja (2 Tessalonicenses 2:3), ressurgimento de Satanismo (1 Tim 4:1), e a perseguição dos Cristãos fieis (Mateus 24:9).

Esses sinais espirituais negativos começaram a aparecer no meiado no 19o século quando o cultismo Cristão começou a surgir. Primeiro vieram os Mórmons, logo mais as Testemunhas de Jeová, e depois uma grande variedade de grupos espiritas como a Igreja da Cientologia e Igreja da Unidade.

A apostasia das denominações principais Cristãs começou durante os 1920's quando o estudo alemão de maior crítica invadiu os seminários americanos e questionou a autoridade das Escrituras, ensinando que a Bíblia é a busca por Deus do homem invés da revelação de Deus ao Homem.

Durante os 1960's o Satanismo explodiu na cultura americana e desde aquele tempo tem sido exportada ao mundo por meio de filmes, livros e programas de televisão americanos. Experimentação com o oculto tornou-se comum em forma de astrologia, numerologia, crystal- olhando, meditação transcendental e chanelling. A moda tem deu vida ao Movimento New Age com sua ensina que o Homem é Deus.

Enquanto a sociedade tem secularizado-se, o verdadeiro Cristianismo tem sido mais atacado. Os valores Judaico-Cristãos, antigamente a base da civilização ocidental, agora são abertamente zombados, e os que todavia aderem a eles são castigados como "fundamentalistas intolerantes" pela mídia.

Os sinais espirituais positivos incluem a proclamação do Evangelho ao mundo inteiro (Mateus 24:14), um grande derramamento do Espirito Santo (Joel 2:28-32), e iluminação espiritual para entendermos as profecias que foram "seladas" até o fim (Daniel 12:4, 9).

Como vemos com os sinais negativos, estamos vendo esses sinais positivos sendo cumpridos nos nossos dias. Pela tecnologia moderna, o Evangelho tem sido proclamado por todo o mundo neste século, e a Bíblia traduzida à todas as línguas principais.

O grande derramamento do Espirito Santo dos últimos dias que foi profetizado pelo profeta Joel também já começou. Joel o chamou "chuva serôdia" (Joel 2:23), e ele disse que aconteceria depois que os judeus voltassem à sua terra. O estado de Israel foi re-estabelecido em 1948. Em 1949 Deus ungiu dois ministérios que teriam um impacto mundial - os ministérios de Billy Graham e Oral Roberts. Nos 60's, surgiu o movimento carismático que deu importância ao louvor com ênfase na validade continua pelos dons Espirituais.

O aceleramento do entendimento de profecia Bíblica começou em 1970 com a publicação do livro de Hal Lindsey, A Agonia Do Grande Planeta Terra. Esse pareceu abrir ao entendimento popular muitas profecias que haviam sido "seladas" até o fim dos tempos (Daniel 12:4, 9). Por incrível que pareça alcançou o no 1 best seller no mundo - com a única exceção da Bíblia - durante os próximos dez anos!

4) Sinais da Tecnologia - O livro de Daniel diz que haverá uma explosão de entendimento nos fins dos tempos e que o povo se movimentará com rapidez (Daniel 12:4). Existem muitas profecias que não podem ser entendidas fora do contexto da tecnologia moderna. Por exemplo, como poderá o mundo inteiro ver os dois corpos nas ruas de Jerusalém (Apocalipse 11:8-9)? A tecnologia moderna de televisão satélite faz isso possível. Como poderá o Profeta Falso erguer uma imagem do Anti-Cristo que parece ter vida (Apocalipse 13:15)? A resposta, é claro, é a ciência robótica. Como poderá o Profeta Falso requerer todas as pessoas no mundo aceitar a marca do Anti-Cristo para poder comprar e vender (Apocalipse 13:16-17)? Não seria possível sem computadores e laser.

Jesus falou que a Tribulação será tão horrível que toda a vida na terra deixaria de existir se Ele não abreviasse o tempo (Mateus 24:21-22). Como poderia toda a vida ser ameaçada antes da existência das armas nucleares? Outra referência ao poder nuclear é possível no que está escrito em Lucas que os homens nos tempos finais "desfalecerão de temor" porque "os poderes do céu serão abalados" (Lucas 21:26). Isso certamente parece ser uma referência à divisão do átomo.

5) Sinais de Política Universal - A Bíblia profetiza que haverão um certo padrão de política universal que caracterizará o mapa geopolítico dos últimos dias.

O foco será o estado re-estabelecido de Israel (Zacarias 12:2-3). A nação será cercada por uma nação ameaçadora do "extremo do norte" a nação de "Rosh" - Russia moderna (Ezekiel 38:2, 6). Haverá também uma nação ameaçadora Oriental que será capaz de enviar um exército de 200 milhões - seja, China (Apocalipse 9:13-16 e Apocalipse 16:12-13). A terceira origem de perigo à Israel serão as nações Árabes que estão ao redor. Eles cobiçarão a terra e tentarão arrancá-la dos judeus (Ezekiel 35:10 e 36:2).

Outro jogador chave na cena política nos finais dos tempos será uma união de nações européias que farão uma confederaria centralizada na área do antigo império romano (Daniel 2:41-44, Daniel 7:7, 23-24, e Apocalipse 17:12-13). Essa confraria servirá como a base política para a ascensão do Anti-Cristo e a criação do reino universal dele (Daniel 7:8).

Outros sinais políticos internacionais incluem guerras e rumores de guerras (Mateus 24:6), guerras civis (Mateus 24:7), e em geral terrorismo internacional e iniqüidade (Mateus 24:12).

6) Sinais de Israel - Os sinais relativos ao estado de Israel são prolíficos e muito importantes. A profecia repetida mais freqüentemente no Antigo Testamento é a predição que o povo judeu estará reunido dos "quatro confins da terra" nos finais dos tempos (Isaías 11:10-12). A Bíblia diz que a conseqüência dessa re-união será o re-estabelecimento do estado de Israel (Isaías 66:7-8). As Escrituras dizem que ao voltarem os judeus à sua terra, a terra experimentará um milagre de reparação (Isaías 35). O deserto florescerá e o povo proclamará, "Esta terra que estava assolada tem-se tornado como jardim do Eden" (Ezekiel 36:35).

Outro milagre dos fins dos tempos será a restauração da língua hebraica (Sofonias 3:9). A maioria do mundo não sabe que quando os judeus foram dispersados da sua terra em 70 d.C., eles deixaram de falar hebraico. Os judeus que popularizaram a Europa desenvolveram uma nova língua chamada iídiche - uma combinação de alemão e hebraico. Os judeus que migraram à bacia mediterrânea criaram uma língua chamada ladino - uma mistura de hebraico e espanhol.

Outros sinais significantes acerca de Israel que devemos vigiar nos finais dos tempos incluem a re-ocupação de Jerusalém (Lucas 21:24), o renascimento da fortaleza militar israelita (Zacarias 12:6), e a reconcentração da política mundial á Israel (Zacarias 12:3).

Todos esses sinais já foram realizados neste século. A nação foi re-estabelecida, a terra foi recuperada, a língua antiga foi ressuscitada, e os judeus voltaram à Jerusalém, e Israel é o foco da política universal.

Jesus diz em Lucas 21:28 que quando esses sinais começarem a acontecer, devemos "exultai e levantai as vossas cabeças" porque "a vossa redenção se aproxima."

Os Sinais Principais 
Os sinais mais importantes são os que são ligados a Israel porque Deus usa os judeus por todas as Escrituras como Seu relógio profético. Quero dizer que muitas vezes quando o Senhor está revelando um acontecimento importante que acontecerá no futuro, Ele aponta para o povo judeu e declara que quando certa coisa acontecer com eles, o evento importante também acontecerá.

Um bom exemplo desse princípio encontra-se em Daniel 9 na profecia famosa das "Setenta Semanas de Anos". O profeta nos aponta para procurar um decreto que autorizaria a reconstrução de Jerusalém. Ele então conta que o Messias virá sessenta e nove semanas de anos (483 anos) depois do decreto ao povo judeu.

Existem duas profecias chaves referindo à volta de Jesus á acontecimentos que já aconteceram na história judaica desde 1948. Esses dois eventos claramente estabeleceram o período em que nós agora estamos vivendo como a estação da volta do Senhor.

O Estado de Israel 
O primeiro foi o re-estabelecimento do estado de Israel que ocorreu no dia 14 de maio, 1948. Jesus apontou para esse acontecimento singular como o que apontaria Sua volta iminente.

Sua profecia encontra-se na parábola da figueira (Mateus 24:32-35) que Ele apresentou no seu Discurso Olivet. O dia antes desse discurso, Ele havia lançado uma praga numa figueira, causando-a a secar (Mateus 21:28-29). Essa foi uma profecia simbólica que Deus logo derramaria Sua ira no povo judeu por causa da seca espiritual que os levaram a rejeitar o Seu Filho.

O próximo dia Jesus lembrou Seus discípulos da figueira. Ele mandou vigiá-la para vê-la reflorescer. Em outras palavras Ele mandou esperar o renascimento de Israel. Ele indicou que quando a figueira reflorescera, Ele estaria na porta do Céu, pronto para voltar (Mateus 24:33).

Igualmente significante, Ele acrescentou uma observação interessante: "Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas se cumpram." (Mateus 24:34). Que geração? A geração que veria o reflorescer da figueira. Nós somos essa geração. A figueira já refloriu. Jesus está à porta.

A Cidade de Jerusalém
O segundo grande acontecimento foi profetizado por Jesus durante o mesmo discurso, contado por Lucas: "E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos destes se completem." (Lucas 21:24).

A primeira parte dessa profecia cumpriu-se em 70 d.C., quarenta anos depois que Jesus a havia discutida. Naquele ano os romanos liderados por Tito conquistaram Jerusalém e dispersaram os judeus por todas as nações. Jerusalém continuou ocupada por gentios durante 1.897 anos - até 7 de junho, 1967, quando Israel recapturou a cidade após a Guerra de Seis Dias.

A reocupação judia da cidade de Jerusalém prova que estamos vivendo na estação da volta do Senhor. Jesus falou que isso marcaria o final da Era dos Gentios.

Chamada à Ação 
Não há como escapar a conclusão que estamos vivendo num tempo emprestado. Os sinais dos tempos já chegaram, e estão gritando para prestarmos atenção. Você está pronto? Se Jesus voltasse hoje, seria Ele a sua "bem-aventurada esperança" (Tito 2:11-14) ou seria Ele sua "Santa Ira" (Apocalipse 6:12-17)? Se você nunca recebeu a Ele como seu Senhor e Salvador, agora é o tempo para decidir. Arrependa-se dos seus pecados, e invoque o nome do Senhor para que seja salvo (Atos 2:14-39). 

E se você é um Cristão, você está vivendo como se Jesus voltaria a qualquer minuto? Você já cometeu a sua vida à santidade? Você está rezando pelos perdidos e servindo como testemunha do Senhor quando tem a oportunidade? Você está ansioso pela volta do Senhor? Pode dizer com Paulo que é um candidato por uma "coroa da justiça me está guardada" porque você tem vivido sua vida "amando a sua vinda" (2 Timóteo 4:7-8).

Fonte: Original em inglês Lamb & Lion Ministries - Dr. David Reagan: Jesus is Coming Soon